O caso de urgência na solicitação do certificado do ensino médio tem aumentado nos últimos anos no Brasil. Muitas pessoas em determinadas vezes para realizar um concurso ou conseguir uma vaga de emprego, necessitam deste documento. Não precisa entrar em desespero, a uma maneira de conseguir o certificado de ensino médio nos casos de urgência.

Sobre o ENCCEJA 2020

O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), é um exame realizado de forma voluntária, com o benefício da gratuidade. Esta prova é destinada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

Normalmente, em nosso país, pessoas acabam deixando os estudos de lado para trabalhar e ajudar sua família. No Brasil, é grande o número de pessoas que tiveram que tomar esta atitude.

Para aqueles que desejam receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, o governo criou o ENCCEJA 2020, que por meio de uma prova toda e qualquer pessoa acima de 15 anos pode conseguir o certificado.

A Prova do ENCCEJA 2020 acontece uma vez no ano, dando o direito aos seus participantes de provar que possuem conhecimentos específicos para se formarem no ensino básico. Ao fazer este exame, os participante podem conseguir até entrar em centos de ensino superior, conseguindo melhores condições de emprego e trazendo melhorias para sua condição de vida.

Certificação do ENCCEJA 2020

Tendo realizado o exame, o mesmo proporciona ao candidato a emissão de dois documentos:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Médio: Este documento será disponibilizado para os candidatos que conseguir a nota mínima que é exigida nas quatro provas objetivas e na redação;
  • Declaração Parcial de Proficiência: Documento destinado aos participantes que conseguir nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais uma, não sendo em todas elas.

Inscrições ENCCEJA 2020

Da mesma maneira que o ENEM, as pessoas interessadas em se inscrever no ENCCEJA 2020, não precisam nem sair de suas casas, as inscrições são realizadas unicamente pela internet.

Para realizar a sua inscrição no exame, Você precisa ter acesso ao site oficial do INEP e lá realizar sua inscrição;

Como se preparar para prova do ENCCEJA 2020?

Para o candidato estar preparado para realizar a prova, o INEP disponibiliza um material de maneira totalmente gratuita, disponível no site na área “Orientações ao participante”

Lá, é possível encontrar apostilas com conteúdos específicos e bem explicados, como também atividades para fixação do conteúdo.